cadernos moleskines
Tenho feito consultas na net sobre os cadernos Moleskine. parece haver / ter havido uma grande moda em torno destes blocos de notas que segundo reza a lenda foram usados por artistas como Hemingway ou van gogh para tomarem notas e fazerem rascunhos que vieram depois a ser transformados em grande obras universais.
No fim do século XX a pequena fábrica familiar francesa que os produzia fechou. Face à procura que existia, uma fábrica italiana ressuscitou a produção destes cadernos de bolso (e não só), tendo além dos formatos originais criado outros de acordo com as necessidades actuais.
Assim, é possivel encontrar blocos específicos para escrever música ou para desenhar "storyboards", em dois tamanhos diferentes.
Assim, é possivel encontrar blocos específicos para escrever música ou para desenhar "storyboards", em dois tamanhos diferentes.
Penso que também já comercializa um formato tipo agenda.
Curioso é que circulam na net diversos truques (hacks) para o uso dos moleskines, que vão das simples opiniões sobre as melhores canetas ou lápis para escrever nas folhas livres de àcido dos cadernos, às melhores (e mais imaginativas) formas de dividir os blocos por forma a torná-los o mais versátil possível e adequados às necessidades de cada utilizador.Nos EUA, um mercado de milhões de consumidores de Moleskine, um dos grandes impulsionadores da grande procura por estes cadernos foi David Allen, autor de Getting Things Done (GTD para os amigos).
Trata-se de um livro sobre técnicas de organização pessoal, onde se recomenda o Moleskine como uma ferramenta para organização de ideias, projectos e coisas-a-fazer. Como consequência, podem encontrar-se na net inúmeros Hacks para a organização do Moleskine de acordo com o GTD de Allen.
2 Comments:
Parece-me que não é so dos moleskines. (Sim, tb tenho o meu moleskine reporter recheado de post-its...).
Há uma comunidade enorme à volta da produtividade pessoal e dos lifehacks. Por isso é que um caderno tão caro e banal nem precisa de publicidade.
Parece-me que foi um resultado do livro e de uma nova perspectiva dos blogs como sendo mais que um hobby.
os cadernos moleskines têm de facto um formato mt interessante, mas papel é papel... eu até escrevo posts ou ideias para posts na parte de trás de tickets da auto-estrada ou do MB.
grande abraço Xavi
Enviar um comentário
<< Home